quarta-feira, 31 de agosto de 2011
Planta Carnívora Dionaea muscipula
Características:
Estas plantas possuem uma das poucas armadilhas de mandíbulas existentes, formada por folhas que se dividem em duas partes e se "encaixam na extremidade" O interior, normalmente de cor vermelha, atrai visualmente os insetos, enquanto que a parte exterior está repleta de glândulas nectaríferas que se aproveitam da predileção dos insetos pelas secessões doces. As armadilhas são rodeadas por "espinhas" compridas e delgadas: são estas que caçam a presa, enquanto que os lóbulos laterais se unem lentamente. O fecho das mandíbulas é provocado pelo próprio inseto, que ao tentar escapar, basta encostar em um dos seis pelos sensíveis situados em ambos os lados das folhas-armadilha. O tempo que demora a fechar as mandíbulas é aproximadamente a trigésima parte de um segundo, é tão rápido que quase não conseguimos acompanhar a olho nu. A cor da planta pode variar entre verde e vermelho, se estiver verde é só deixa-la tomar sol o dia todo, assim ela ficará vermelha e forte.
A planta demora até 10 dias para digerir sua presa, depois ela se abre mostrando os restos mortais da presa. Cada armadilha pode digerir por volta de 3 insetos, depois a armadilha escurece e morre dando lugar a uma nova armadilha.
Habitat:
A Dionéia é encontrada em
pântanos pobres em nitrogênio na America do Norte e Sul também. O solo pobre em nutrientes é a razão pela qual a planta evoluiu para ter armadilhas tão elaboradas: os insetos fornecem o nitrogênio usado para formar proteínas, papel que o solo onde a planta cresce não cumpre como deveria.
Alimentação:
Carnívora,se alimenta de insetos.
Reino: Plantae
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Caryophyllales
Família: Droseraceae
Gênero: Dionaea
Espécie: Dionaea Muscipula
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário